Translate

quinta-feira, 22 de março de 2018

No Templo e Nas Casas




46E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Atos 2.46

A jornada da Igreja de Jerusalém durante o primeiro século está registrada no livro de Atos dos Apóstolos – que tem sido exposto nos Cultos Dominicais noturnos – e entre as realidades ali descritas encontramos que a Igreja se reunia no templo e nas casas.

Aquela igreja desenvolvia sua vida incluindo estas duas esferas: o templo, onde aconteciam as grandes celebrações comunitárias; e as casas, onde eram exercidas a hospitalidade, a comensalidade, a comunhão e a instrução.

O templo ali referido é o de Jerusalém, em uma época que a identidade cristã ainda estava associada à judaica. Posteriormente, templos cristãos foram erguidos, e permanecem como referenciais de culto público.

Quanto às casas, salvo exceções, têm sido um espaço pouco usado e frequentado pelos cristãos na atualidade.

Nossa Igreja mantém além dos Cultos Públicos, e das reuniões das Sociedades Domésticas, os PG’s – Pequenos Grupos – se reunindo nas casas de famílias que alegremente tem abertos seus lares, exercitando a hospitalidade, e proporcionando espaço para a comensalidade, comunhão e instrução.

Comensalidade – o princípio da comensalidade indica a convivência à mesa. Oportunidade para o exercício da mutualidade, e integração entre as pessoas. Não precisamos de grandes banquetes, mas prezamos a convivência.

Comunhão – é mais do que um tempo lúdico juntos, mas, é o compartilhar de vidas, um exercício de espiritualidade, que inclui orar uns pelos outros, chorar com os que choram, e se alegrar com os que se alegram.

Instrução – nossos PG’s estão centralizados na exposição da Santa Palavra de Deus. Em nossas reuniões estudamos sequencialmente um dos livros, e percebemos as aplicações para nosso viver. Atualmente temos os seguintes PGs:

Segunda – 20h PG Boa Viagem 01 – funciona na casa da família Gregório, sob a orientação do irmão Matheus Menor, e está estudando a epístola aos Hebreus, atualmente no capítulo 8.

Terça – 20h PG na Vila Militar – funciona na casa da família da irmã Márcia Lemos, sob a orientação do Rev. Rodrigo Castro, e está estudando a epístola aos Hebreus, atualmente no capítulo 12

Quarta – 20h PG Boa Viagem 02 – funciona na casa da família do Presbítero Flávio Mota, sob a orientação do mesmo, e está estudando o livro de Atos dos Apóstolos, seguindo a sequência dos sermões dominicais.

Quinta – 20h PG na Vila Militar – funciona na casa da família do Vítor e Fabi, sob a orientação do Seminarista Eduardo Montarroyos, e estamos finalizando o estudo em 1 Timóteo.

Participar dos Pequenos Grupos – PGs – é uma experiência enriquecedora, se você ainda não frequenta um PG, veja o que é mais acessível e melhor se encaixa na sua agenda, e passe a frequenta-lo. Dessa forma você investirá em seu crescimento pessoal, de sua família e da nossa Igreja.

Eu frequento um PG. E Você?





Publicado Boletim Dominical da Igreja Presbiteriana Memorial,
Em 25 de Março de 2018


Nenhum comentário: